Nos últimos anos, o mundo da arte passou por uma revolução impulsionada pela tecnologia blockchain e pelas criptomoedas. Conforme os artistas buscam novas maneiras de se conectar com o público e monetizar seu trabalho, o mercado de arte digital e os NFTs (Tokens Não Fungíveis) surgiram como uma alternativa.
Os Tokens Não Fungíveis são ativos digitais, criptográficos, que representam a propriedade de um conteúdo, seja ele uma música, vídeo ou arte.
Sua singularidade e armazenamento é garantida pela tecnologia blockchain, que registra a propriedade de forma transparente e imutável. Cada NFT é armazenado em um contrato inteligente, que contém informações detalhadas sobre o item que representa, incluindo seu histórico de propriedade.
Os NFTs são criados e comercializados em plataformas específicas de mercado. Assim, um artista que deseja vender sua obra como um NFT, a carrega para uma dessas plataformas e, durante o processo de criação, o artista também pode definir os termos de royalties, garantindo que receberá uma porcentagem do preço final sempre que uma obra for vendida.
Uma vez adquirido, o comprador recebe uma cópia única e exclusiva do item, além de um certificado de autenticidade. Isso confere valor ao NFT, pois os colecionadores estão dispostos a pagar por isso.
Este universo tem visto um crescimento significativo nos últimos anos. Artistas famosos obtiveram reconhecimento global e enriqueceram com suas criações NFT, uma vez que celebridades como Justin Bieber, Neymar e Snoop Dogg gastaram milhões de dólares para terem as artes em suas coleções.
Porém, este espaço também abriu portas para artistas menos conhecidos, permitindo que alcançassem um público maior sem depender de formas tradicionais.
Assim, são várias as vantagens para estes artistas, como:
Propriedade e Autenticidade: Os NFTs oferecem uma maneira eficaz de provar a propriedade de uma obra de arte digital, o que antes era um desafio.
Direitos Autorais: Os artistas podem definir termos de royalties nos contratos inteligentes.
Inovação: Os artistas digitais podem criar arte em realidade virtual, arte interativa e outras formas que não seriam possíveis tradicionalmente.
Com essas transformações, o mercado de arte digital e NFTs está mudando da forma que os artistas criam, vendem e comercializam seu trabalho. Para os artistas, essa revolução oferece novas oportunidades de receita, exposição global e controle sobre sua obra de arte.